A cozinha pode ser o coração da casa, mas é também onde nossos orçamentos geralmente podem ser apertados – mesmo quando nossos cintos não conseguem.
Se você deseja economizar dinheiro após as férias ou decidiu esticar seu dinheiro e minimizar o desperdício de alimentos, aqui estão algumas dicas que podem ajudá-lo a economizar dinheiro em mantimentos durante todo o ano.
Atenha-se a uma lista de compras: não ir ao supermercado com fome ajuda nessa questão. Mas o sucesso de seguir uma lista requer preparação. Faça um inventário do que você tem na despensa e na geladeira, especialmente se puder usar alguns itens antes que expirem, e depois planeje um plano de refeições semanal com base neles. Se precisar comprar um ingrediente e puder utilizá-lo em duas refeições, melhor. Se você puder usar as sobras de uma refeição para fazer outra refeição, será outra vitória. (Algumas sobras podem ser reaquecidas pela manhã e colocadas em uma garrafa térmica para dar ao aluno um almoço quente.)
Não pague pela conveniência: todo mundo valoriza seu tempo, mas alguns minutos cortando seus próprios vegetais ou quebrando um corte maior de carne parecerão um tempo bem gasto quando você perceber a economia.
Encontre receitas para cortes mais baratos: A receita certa para fazer com que aquele corte barato de carne tenha um sabor digno de toalha de mesa – não tem preço. Um assado triplo, temperado, defumado e tostado, tem gosto de feriado sem etiqueta de preço. Ou refogue um mandril assado em uma panela com alho, cebola e cenoura (guardando todas aquelas cascas de vegetais para outro uso, é claro).
FAÇA O CORTE: Nosso guia de facas lhe dará uma vantagem na cozinha
Invada a despensa: Todo mundo adora um bife recém-grelhado ou um pedaço de salmão grelhado com uma salada verde crocante. Mas há uma boa chance de você ter muitos ingredientes guardados que farão um jantar igualmente saudável. Em vez de correr para o supermercado, faça uma avaliação adequada dos alimentos que você tem em mãos e comece a reduzir essa recompensa antes de comprar qualquer outra coisa. Aquela lata de feijão, lata de sardinha ou saco de arroz que está no fundo da prateleira há alguns meses não vai comer sozinha. Torne isso divertido desafiando-se com o desafio do jantar na despensa, preparando uma refeição por semana com ingredientes que você esqueceu. Isso ajudará a manter seu inventário atualizado e interessante.
Passe no papel: toalhas de papel e guardanapos são certamente convenientes, mas totalmente desnecessários e caros. Invista em um estoque de toalhas de pano e guardanapos para usar na maior parte de suas necessidades diárias de limpeza de cozinha e jantar. É um pouco mais caro no início, mas você economizará dinheiro no longo prazo. E bônus: você pode sentir uma sensação extra toda vez que enxuga o canto da boca com algodão em vez de papel.
Evite marcas famosas: embora nem todos os queijos sejam criados – ou derretam – igualmente, manteiga, leite, carne e ovos de marcas genéricas e de marca própria nunca afetaram nossas receitas para pior.
Vá grande: Comprar itens com estabilidade de prateleira, como produtos enlatados ou feijões secos e grãos em embalagens de grande formato, ou a granel em lojas que oferecem essa opção, pode reduzir significativamente o preço por quilo de muitos produtos básicos de cozinha. Apenas certifique-se de que sejam itens que você e sua família realmente usarão e que você tenha espaço para armazená-los adequadamente.
Asse pão: O pão comprado no supermercado ou na padaria sempre custará mais do que fazer o seu próprio em casa. Encontre uma receita básica com a qual você se sinta confortável, que não consuma muito do seu tempo e crie um pão crocante dourado que sua família adora. Será mais fresco, mais nutritivo e não estará repleto dos conservantes encontrados no pão comercial.
BUTTER UP: Pão sem amassar ainda é o rei das receitas virais
Rotule tudo: quando se trata de segurança alimentar, “na dúvida, jogue fora” não é um ditado ruim para se seguir. Mas para administrar uma cozinha eficiente, você nunca deve ter dúvidas. Mantenha um marcador e um rolo de fita adesiva na cozinha. Use-o em todas as sobras que vão para a geladeira ou freezer. Marque também os sacos plásticos seláveis. Isso eliminará o jogo de adivinhação do “isso é seguro?” equação e reduzir significativamente o desperdício de alimentos.
Reutilize embalagens de comida para viagem e de restaurantes: Estamos todos nadando em um excesso de embalagens de plástico para viagem depois de alguns anos de jantares de entrega alimentados pela pandemia. E pode ser enlouquecedor quando todas aquelas caixas e tampas incompatíveis começam a transbordar de espaço nas prateleiras. Mas vale a pena segurar os recipientes redondos do tamanho de um litro e um litro. Para começar, todos eles são empilhados ordenadamente e têm tamanho único com as tampas. Não se preocupe em comprar um novo Tupperware ou algo parecido. Basta guardar o recipiente do seu último pedido de sopa tom yum ou frango ao curry. Eles podem ser lavados na máquina de lavar louça e duram anos e reduzem o número de sacos plásticos que você usa.
Pedaços de bacon: Nada representa melhor o café da manhã do que algumas tiras de bacon crocante e um ovo frito. Mas se você usar bacon principalmente como ingrediente em outras receitas, pule as tiras. Procure pacotes com pontas e pedaços de bacon, que são os pedaços que sobraram após o corte das fatias premium. Normalmente são vendidos em embalagens grandes por cerca de metade do preço das tiras de bacon. A marca caseira de pontas de bacon da H-E-B vem em embalagens de 24 onças por cerca de US $ 5. Corte-o em alguns pedaços fáceis de manusear e congele o excedente em sacos lacráveis.
Das sobras ao zero: leva mais tempo, mas fazer seu próprio caldo e caldo também dá mais sabor – e você sabe exatamente o que está recebendo. Portanto, guarde as cascas de vegetais (aquelas que você não vai levar para a pilha de compostagem), os ossos de frango e os ossos de boi. Eu (janeiro) atualmente tenho três sacos para freezer de galão com zíper, um com um osso de bife tomahawk de uma ocasião especial, um com pontas de asas de frango das festividades de Ano Novo e outro com restos de vegetais. Quando cada saco estiver cheio, é hora de fazer caldo (usando tempero e carne/pele para dar sabor) ou caldo (gelatina, e usa sempre ossos). Coe o caldo e o caldo e congele o líquido em bandejas de cubos de gelo, que você pode esvaziar em outro saco para freezer, enquanto reutiliza o agora vazio para coletar mais sobras. Seja para uma receita ou talvez para adicionar um pouco de caldo de galinha à panela de feijão verde fervendo no fogão, você terá um estoque. Se você fumar galinhas suficientes ao ar livre, poderá até fazer um caldo de galinha defumado com as carcaças.
caldo de legumes
Para começar: mantenha um saco para freezer fechado com zíper de 1 galão no freezer e preencha com uma mistura de diferentes restos de vegetais, o que não deve demorar muito com todos esses vegetais que você come no ano novo.
O que colocar no saquinho: Pode incluir cenoura, cebola (amarela, vermelha, branca, verde) e cascas de alho; pontas e folhas de aipo; ervas como salsa, tomilho e alecrim; pimentão (qualquer cor); e até o tomate, a fruta saborosa. Se algo estiver murchando ou não for usado em uma receita antes de estragar, jogue-o fora.
O que não incluir: Não inclua nada que já esteja podre ou mofado. As cascas de batata deixarão o caldo turvo, enquanto o repolho, o brócolis e a couve de Bruxelas o tornarão amargo.
Faça caldo: Se você tiver um saco cheio, cerca de 8 xícaras, jogue as sobras congeladas em uma panela grande. Adicione uma pitada de sal, pimenta preta inteira e algumas folhas de louro, se desejar. Cubra a mistura com água e deixe ferver; reduza o fogo e deixe ferver descoberto por pelo menos uma hora, mais tempo para obter mais sabor. Deixe esfriar e depois coe. Está pronto para usar em uma receita ou congelar para mais tarde.
Congelar para mais tarde: Despeje o caldo de vegetais em uma jarra (bem marcada!) Para despejar em bandejas de cubos de gelo. Depois que cada bandeja estiver congelada, os cubos de caldo vão para um saco para freezer de galão para aguardar o uso quando necessário. Oito cubos de uma bandeja de gelo normal (sem formatos bonitos) equivalem a 1 xícara de caldo.
caldo de frango instantâneo
Uma panela de pressão digital é, de longe, a maneira mais rápida e fácil de fazer um caldo de galinha que envergonhará qualquer coisa que você possa comprar no supermercado. Você pode investir meio dia fervendo caldo de galinha no fogão, mas uma panela de pressão reduz esse tempo para 45 minutos, mais um pouco de trabalho de preparação. São horas e horas de economia na conta de gás ou luz também, já que você não vai deixar o fogão ligado e os resultados serão melhores. Como os alimentos cozidos sob pressão não são constantemente agitados pela fervura, você terá um caldo muito mais claro, com um sabor limpo e brilhante.
Para máxima versatilidade, evite adicionar ervas e especiarias distintas, como salsa, louro, tomilho, gengibre, anis estrelado e similares. Dessa forma, você pode preparar uma tigela de phở tão facilmente quanto uma panela de sopa de macarrão com frango, usando o mesmo caldo base, sem sabores conflitantes. Comece a guardar os ossos de todos aqueles frangos assados no congelador e, quando tiver alguns quilos prontos, experimente este caldo.
1 1/2-2 libras de ossos de frango
1 cebola, sem casca, cortada ao meio
3-4 cenouras cortadas em pedaços
2-3 talos de aipo cortados em pedaços
2-3 dentes de alho, se desejar
Instruções: Adicione todos os ingredientes na panela de pressão digital. Adicione água fria suficiente para elevar o volume total da panela para 16 xícaras. Feche a panela e cozinhe em alta pressão por 45 minutos. Quando o cronômetro parar, deixe o fogão esfriar naturalmente antes de abri-lo. Se você liberar a pressão mais cedo, o caldo ferverá e ficará turvo.
Forre uma peneira com gaze ou pano de prato limpo e coe o caldo para um recipiente grande. Leve à geladeira até esfriar e, em seguida, retire qualquer gordura congelada da superfície. Use estoque refrigerado em 4 dias ou embale em sacos para freezer rotulados e congele por até 6 meses. Não encha demais os sacos, ou eles podem estourar ao serem expandidos no freezer.