Essas tarefas simples manterão sua cozinha e seus eletrodomésticos em boas condições de funcionamento, economizando dinheiro e complicações a longo prazo
1. Limpe a pia da cozinha e as torneiras regularmente
Geralmente usamos nossas pias e torneiras todos os dias, então elas podem rapidamente começar a parecer velhas e sujas – especialmente se você mora em uma área com água dura. Evite o acúmulo de calcário limpando o excesso de água após o uso.
Se quiser se livrar do calcário existente, aplique um agente à base de cítricos, como limão ou vinagre, em um pano de algodão macio e limpe a pia e as torneiras com ele. Deixe agir por pelo menos 10 minutos (experimente uma escova de dentes velha para remover qualquer calcário persistente) e depois lave.
Sujeira e bactérias também podem se acumular facilmente aqui, por isso é uma boa ideia desinfetar essa área regularmente.
Para graxa e sujeira difíceis, confira nosso guia com os melhores sprays de limpeza de cozinha
2. Desentupir canos e ralos da cozinha
A pia da sua cozinha está drenando muito lentamente? Há um cheiro ruim vindo do ralo? Não ignore esses sinais reveladores de um ralo entupido.
É aconselhável manter um desentupidor em casa, caso sua pia fique entupida (você pode encontrá-lo na maioria das lojas de ferragens).
No entanto, como sempre, é melhor prevenir do que remediar. Resíduos de alimentos (incluindo borra de café) devem sempre ir para a pilha de compostagem, resíduos de alimentos ou lata de lixo. Você também pode obter um protetor de drenagem para capturar qualquer pedaço que saia de você.
Evite derramar óleo de cozinha na pia. Não só pode congelar e causar um bloqueio, como também pode contribuir para um fatberg ou entrar nos cursos de água e causar danos aos animais. É melhor deixar os óleos e gorduras esfriarem e solidificarem após o cozimento e depois jogá-los no lixo.
3. Use tampas de silicone para lacunas
Se houver pequenos espaços entre as bancadas e o fogão ou a geladeira, você saberá com que facilidade a sujeira e a fuligem podem se acumular nessa área.
Isto não só parece feio, como também pode criar um terreno fértil para bactérias.
As tampas de silicone são pequenas tiras que se ajustam a esse espaço, cobrindo a lacuna. Basta cortá-los no tamanho correto e pronto – chega de tentar mover aparelhos grandes para limpar a sujeira das aberturas!
4. Limpe o rejunte dos azulejos da sua cozinha
O rejunte sujo pode fazer com que sua cozinha pareça velha e cansada.
Antes de começar a limpar, considere o tipo de ladrilho que você possui. Os ladrilhos de pedra natural são porosos e requerem uma abordagem mais suave, pois podem manchar facilmente, portanto evite produtos de limpeza abrasivos ou ácidos, incluindo vinagre.
O vinagre funciona bem em ladrilhos de cerâmica, então experimente uma mistura de vinagre e água morna para lidar com a argamassa suja. Pegue uma escova de limpeza suave (ou uma escova de dentes velha e macia) e esfregue bem.
Para manchas mais difíceis, você pode usar uma combinação de bicarbonato de sódio e vinagre ou limpador de rejunte.
5. Limpe os eletrodomésticos da cozinha regularmente
Os eletrodomésticos da cozinha podem ficar sujos, gordurosos ou obstruídos com calcário, por isso é uma boa ideia limpá-los regularmente.
Limpando o forno
Comece desligando o forno da rede elétrica e espalhando jornal no chão para coletar quaisquer detritos
Para limpar o interior do forno, use uma escova seca para retirar os alimentos endurecidos e depois aplique o limpador de forno de acordo com as instruções
Você pode limpar as prateleiras do forno usando kits de imersão em prateleiras
Tenha cuidado ao limpar a porta de vidro do forno. Use água morna com sabão e uma esponja ou pano de microfibra para evitar causar danos.
Leia nosso guia de limpeza de forno para obter instruções mais detalhadas
Limpando o micro-ondas
Para remover facilmente respingos de alimentos secos, siga estas etapas:
Coloque uma tigela de água misturada com algumas colheres de vinagre branco ou um pouco de suco de limão e uma rodela de limão no micro-ondas.
Aqueça em potência alta por alguns minutos e depois deixe esfriar por alguns minutos
Retire a tigela e limpe a parte superior, as paredes e a base com uma esponja úmida
Retire a placa e limpe-a separadamente à mão ou na máquina de lavar louça
Limpando a torradeira
Esvazie a bandeja de migalhas da sua torradeira regularmente, pois o acúmulo de migalhas pode representar risco de incêndio.
Limpe a parte externa com um pano de microfibra para remover impressões digitais.
6. Experimente forros de forno e grelha
Se o seu forno estiver ficando muito sujo ou se você apenas quiser limpá-lo com menos frequência, considere usar um forro para forno.
Esses tapetes são normalmente feitos de silicone adequado para alimentos. Você os coloca no fundo do forno para evitar respingos e evitar que os alimentos assem. Alguns podem até ser lavados na máquina de lavar louça.
Apenas certifique-se de comprar o forno certo para o seu forno: você precisará comprar um forro resistente se tiver um forno ventilado e verificar a temperatura que ele pode suportar se você cozinhar regularmente em fogo alto.
Talvez você não consiga colocar o forro na base do forno se o elemento de aquecimento estiver na parte inferior.
Os forros da grelha funcionam da mesma maneira. Coloque-os no fundo da assadeira para evitar respingos, depois lave e reutilize.
7. Mantenha a condensação sob controle
Cozinhar gera naturalmente muita umidade, que pode se transformar em água nas paredes (condensação).
Isso causa a formação de mofo, que é difícil de remover e pode prejudicar a saúde, principalmente se você tiver problemas respiratórios.
Mantenha a condensação afastada com ventilação – abra uma janela ao cozinhar ou use o exaustor do exaustor. Isso também melhorará a qualidade do ar interno.
Você também deve retirar a chaleira de debaixo dos armários da cozinha. Caso contrário, o vapor da água fervente pode causar a formação de mofo aqui.
8. Organize sua cozinha
Você não precisa gastar muito dinheiro em soluções de armazenamento, mas organizar seus armários realmente tornará sua vida muito mais fácil, então canalize sua Marie Kondo interior.
Isso economizará tempo e estresse, pois você não terá que vasculhar armários lotados ou mal arrumados em busca de coisas.
Além disso, uma geladeira, despensa ou despensa bem organizada pode ajudar a evitar o desperdício de alimentos, pois você terá uma ideia mais clara do que já tem e do que precisa ser aproveitado.
Confira nossas ideias de design de cozinha para soluções de armazenamento eficazes
9. Consertar torneiras com vazamento
Uma torneira pingando não é apenas irritante, mas também desperdiça uma quantidade surpreendente de água, o que é prejudicial ao meio ambiente e à conta de água.
Portanto, mesmo que sejam apenas algumas gotas, consertar a torneira que está pingando deve ser uma prioridade.
Se o seu vazamento ou problema de água exigir atenção profissional, ligue para um Qual? Trusted Trader para encontrar alguém confiável perto de você.